domingo, 5 de dezembro de 2010

Decisão sobre Estaleiro OSX pode afetar projetos do Grupo EBX em Florianópolis

Florianópolis, pode interferir em outros projetos do Grupo EBX que estão em em andamento na Capital.

Um deles é o jardim botânico de Florianópolis, previsto para ocupar três áreas na cidade. A primeira, de 25 hectares, seria no Itacorubi, outra de 20 hectares no Sapiens Parque, e a terceira, também de 20 hectares, na Cidade das Abelhas, na SC-401.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, José Carlos Ferreira Rauen, acredita que o Jardim Botânico era um presente para a cidade e que não deve mais sair, apesar de a empresa já ter investido R$ 650 mil em projetos.

— Quem vai presentear alguém que o rejeitou? — indaga ele.

O presidente em exercício da Fatma, Luiz Antônio Garcia Corrêa, garante que o projeto do Jardim Botânico da Capital é do governo e terá continuidade. Agora vai depender da disponibilidade de recursos estaduais ou de encontrar outra fonte disposta a investir.

O outro projeto é o Instituto Tecnológico Naval (ITN), primeiro do gênero no país, para oferecer ensino de nível superior em técnicas de construção naval avançada nos moldes do ITA. Seria instalado no Sapiens Parque, em Canasvieiras, Norte da Ilha, com investimento previsto em R$ 15 milhões.

O diretor executivo da Fundação Certi, José Eduardo Fiates, envolvido no projeto, acredita que todas as parcerias com a OSX ficam enfraquecidas com a desistência. Mas argumenta que o impacto não será tão devastador ao ITN.

— Os projetos de parceria tecnológicas serão mantidas. E não descartamos a possibilidade do ITN ficar em Santa Catarina porque ele vai operar num sistema em rede. O Estado tem capacidade de mão de obra e tecnologia. Em outros estados, a empresa vai ter que concorrer com outras do setor para brigar por recursos humanos e tecnologia. Já temos parceria de cooperação entre OSX, Fundação Certi e UFSC para desenvolver uma solda a laser. Mesmo distante do estaleiro, Santa Catarina tem condições de ser o polo de referência do grupo na área de tecnologia, já que a indústria naval é estratégica para o país.

Terreno em Biguaçu

O Grupo EBX anunciou que estuda outros empreendimentos para a propriedade em Biguaçu. O megaterreno já comprado poderá receber algum investimento do grupo.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário